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terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Cantinho do pensamento. Educar ou castigar?

Olá amores!

Como vocês estão?
 Quero começar esse post com uma pergunta. O que vcs acham do "cantinho do pensamento"?
 É aquele mesmo, aquele que a criança é colocada lá supostamente para pensar sobre aquilo que ela fez de errado.
 Bom fui apresentada a esse tal cantinho quando meu 1°filho foi pra creche, e teve contato com outras crianças e sem a presença da mãe.
 Eu me peguei pensando, ora se devemos incentivar o nobre ato de pensar,analisar, e questionar das nossas crianças, por qual motivo o ato de pensar virou um castigo?

Vamos a definição de cada coisa:
Castigo: pena ou punição que se inflige a pessoa ou animal.
 Pensar: submeter ao processo de raciocínio lógico; ter atividade psíquica consciente e organizada; exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção; refletir sobre, ponderar, pesar.
Vocês conseguem ver alguma associação entre o ato de pensar e o castigo?
Eu sinceramente não vejo nenhuma associação.

.Uma criança de 2 anos que está em formação, está conhecendo e aprendendo e a pessoa que deveria orientar, educar colocar essa criança no canto, sozinha para analise crítica de seus atos. Sinceramente, isso soa até como uma piada!

 Gente, qual é a função educacional que tem o cantinho do pensamento?
Resposta:
A única função é deixar quem a colocou lá livre dela por alguns minutos, após tal tempo elaestará livre para fazer tudo de novo!
 Bom, eu sempre fui "rotulada" de ser do contra, isso pelo simples fato de não concordar de imediato com tudo que me dizem, eu analiso, vejo outros pontos de vista da mesma coisa e tiro as minhas conclusões.

 Voltando ao "cantinho do pensamento"... Eu fico me perguntando sobre o que essa criança estaria realmente pensando no tempo que ela ficou de castigo.
 Será que na cor da parede?
 Será que em algum inseto que possivelmente voou por ali?
 Será que na última brincadeira com o coleguinha?
Será que na morte da bezerra?
 Será que a criança tem maturidade suficiente para analisar aquilo que supostamente ela nem sabe que fez!
 Eis que vejo na revista pais e filhos uma matéria que fala exatamente o que eu penso.


Não concordem comigo, leia a matéria e tire suas próprias conclusões a respeito!


" Enquanto o castigo representa um ato de repreensão, portanto, algo que não é bem-vindo (afinal, ninguém quer ficar de castigo), o pensar indica uma atitude enriquecedora, profunda, madura e reveladora.
Não é assim? Mas aí vêm as supernannies (as superbabás que acham que detêm as chaves secretas da educação) com seus manuais e decretam “quando seu filho fizer algo errado, coloque-o no cantinho do castigo para pensar”. Ok, pensemos nós que somos adultas: Você acha mesmo que seu pequeno de 3 anos vai usar aqueles minutos de isolamento pensando no que fez, refletindo sobre as consequências dos seus atos e voltar dali uma criança melhor, mais bem-educada? Não, não vai. E quem faz esta afirmação são os especialistas no assunto. “Botar uma criança pequena para pensar no que fez só serve para dar uns minutos de descanso para a mãe, não tem função educativa, porque a criança só consegue pensar sobre o que fez e só compreende o sentido moral das regras e dos valores a partir dos 6, 7 anos”, explica nossa colunista, a psicóloga e pedagoga Elizabeth Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco. “Não gosto das supernannies, o que elas fazem é adestramento, e quem faz isso com uma criança não conhece seu desenvolvimento cognitivo, psíquico e intelectual.” Do ponto de vista emocional, deixar a criança sozinha não deveria ser um castigo, mas um privilégio. “Quando a gente coloca a criança para pensar mostra que não quer ficar com ela. E se ela não pensou quando bateu ou mordeu ou fez algo errado, por que vai pensar agora? Como dizia minha mãe, ela fica pensando na morte da bezerra e não no que você pediu. Terminado o período de prisão, ela fica livre para fazer tudo de novo. Não houve uma atitude educacional” pondera a doutora em psicologia escolar Luciene Tognetta, mãe do Gabriel. O pensar, que é uma coisa tão boa, uma elaboração, um sinal de inteligência e crítica, acaba virando um castigo. Como a criança só passa a refletir realmente sobre seus atos a partir dos 6 anos, sabe o que ela faz quando vai parar no tal do cantinho? Cria mecanismos automáticos para se livrar da punição. “Já pensei, posso sair agora?”, diz sem acreditar no que está dizendo. O papel dos pais é fazer o filho entender os próprios sentimentos para que ele aprenda a nomear suas emoções. Dizer a ele frases do tipo:“Você está triste porque seu brinquedo quebrou, você está irritado porque quer dormir, você está bravo porque eu não deixei você fazer o que queria. Essa é a principal função da mãe até os 5 anos. É muito mais importante do que fazer a criança pensar sobre um erro. Você está com ela criando associações”, ensina Betty."

Fonte: revista pais e filhos
19.03.2013
http://paisefilhos.uol.com.br/crianca/castigo-para-pensar-nem-pensar/

Espero que vocês gostem da matéria e se puder, deixe seu comentário aqui abaixo👇👇👇

Bjs e até o próximo
💋💋


29 comentários:

  1. Adorei o texto, aqui na minha familia, o cantinho do pensamento, funciona super bem haha

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  2. Creio que ate certa idade isso ate pode funcionar,mas sempre aqui em casa todo seu erro tem uma conseguencia...sempre ensinei isso aqui,...então ele (meu filho)cresceu sabendo que toda desobediencia ele perdia algo...e isso foi disciplinando ele...mas se na epoca em que ele era menor eu tivesse lido esse texto,tinha aplicado isso a ele tb!!bjs adorei o post!!

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  3. Olá, eu penso que os dois dependendo da situação podem ser eficaz. Acho importante em ambas situações explicar o porque do castigo, primeiro é preciso passar a regra, advertir e então aplicar a correção. Criança não vem com manual e o que funciona para um as vezes não funciona para outra, msm pequenos tem personalidade. bjs

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    1. Ola Suzi!
      Vc disse tudo!
      Não existe manual e as "supernannies" querem exatamente isso, um padrão!
      Obg pela visita querida e volte sempre!
      💋💋

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  4. Educar, com certeza, é a melhor forma de mostrar para a criança o que é certo ou n! Muito bom!

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  5. Sempre achei estranho colocar crianças tão pequenas no tal cantinho do pensamento, elas ainda não têm idade suficiente pra fazer tal discernimento (do que é certo ou errado), mas para crianças mais velhas acho válido sim.

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  6. É difícil falar de algo desse tipo porque isso está na forma como cada um pensa ou sente em relação ao assunto. Na minha opinião, mandar uma criança pra um canto pensar sem ter uma conversa com ela do porque ela está ali é insensato, mas se tu ao colocar ela "pensando", e ficar com ela conversando tentando fazer ela entender o porque isso aconteceu e o porque ela está ali, me parece lógico, e antes de liberar do "castigo" perguntar a ela se entendeu do porque ela esteve ali para ter certeza de que ela entendeu a mensagem que foi passada me parece sensato. Mas o que geralmente acontece é vai pra cadeirinha de pensar, e depois do tempo sai da cadeirinha de pensar, não há diálogo, não há explicação do porque foi e do porque esta sendo liberado, então fica sem nexo.

    Eu fiz com os meus, mas não larguei ali e saí de perto, fiquei com ele conversando, explicando, e quando voltava perguntava o que tinha pensando sobre o assunto, se ele entendia o porque estava ali, em fim, aqui funcionou, não viraram anjos nem santos, mas aprenderam que toda ação gera uma consequência, que dentro de casa o castigo é suave (alguns minutos para pensar no que fez), mas que na vida (no mundo a fora) os castigos não serão tão brandos assim, como sentar nunca cadeirinha ... Como disse cada um vê de uma forma e age de acordo com seus conceitos ... Eu não desaprovo de um todo!

    Bjs (•‿•)

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    1. Olá querida!
      Okha que interessante, o cantinho do diálogo!
      Pronto vc tocou no ponto principal!
      Gostei da sua atitude, é enriquecedora para ambos, pois existe um diálogo e a chance, a depender da idade, de ouvir o ponto de vista do filho.
      Obg pela visita!.
      bjs💋💋

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  7. É realmente não sei se as crianças de fato “pensam” no cantinho do pensamento, mais acredito que seriam mais um forma delas se acalmarem, porém que tendo em vista que a mãe consegue fazer isso de outros meios. Gosto de ler diversas opiniões sobre os assuntos para chegar a uma certa conclusão, aqui em casa não são usados cantinhos dos pensamentos e tenho usado o diálogo e mais a forma de fazer minha filha entender o que está acontecendo naquele momento !

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  8. Ótimo texto! Tenho uma filha de 4 anos e sempre que fez algo que não devia, sempre tentei conversar. Em crianças tão pequenas, acho que colocar no cantinho pra pensar,não funciona. Eles esquecem logo e se você não conversar e explicar o porque não devem fazer, voltarão a fazer tudo de novo e nem se importarão mais em ficar sentados em uma cadeira de "castigo". conversar ou tirar algum objeto ou atividade da mais resultados. Meu ponto de vista.

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  9. Essa estratégia é utilizada por muitas educadores/as e professores/as. Como profissional de educação nunca a utilizei. Mas respeito o trabalho de todos e considero que tudo depende do modo e do contexto. Alerto que a realidade em casa é diferente de uma creche e jardim de infância. Há regras de grupo que devem ser respeitadas.
    Bjnhs

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  10. Olha, não tenho filhos, então não tenho propriedade para falar, mas acredito que não seja benéfico para as crianças esse tipo de "correção".

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  11. Acho que não ajuda em nada, sou mais de dar uma bronca firme ou tirar algo que a criança gosta

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  12. Não tenho filhos, acredito que toda pessoa precisa de disciplina na vida, mas o método depende de cada um.
    A matéria dá mesmo o que pensar
    Blog ArroJada Mix

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  13. Sempre achei legal o cantinho do pensamento, não tenho filhos, mas seu post me fez refletir se eu tivesse se realmente a criança iria refletir sobre seus atos, ou só ficar sozinha em um canto.

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  14. Olá, muito interessante o tema do post, realmente mandar para o cantinho de pensar sem nenhum diálogo não vai dar o resultado esperado.

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  15. Bem criativa a Idéia de mandar para o cantinho refletir um pouco sobre as atitudes. Muito educativo! Amei 💕

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    1. Aqui eu ñ uso essa forma de castigo que ñ tem função educacional nenhuma.
      Eu realmente ñ vejo nada de criativo nisso.

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  16. Sempre ouvi falar sobre isso,e sobre os cantinhos. Acho certo conversar, educar , é claro, Mas também concordo que uma criança dessa idade , de 2 ,3 anos é tão pequenina pra refletir certas coisas...
    complicado.
    Amei seu post, viu.

    bjss

    www.chuvanojardim.com.br

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  17. Achei ótimo sua reflexão, nunca tinha parado para pensar nesse assunto.
    Eu nunca usei o cantinho do pensamento com as minhas filhas, mas sempre fui a favor do castigo.
    Acho que quando estão mais ou menos nos 5 anos é bom fazer eles refletirem sobre o que é certo ou errado.
    Castigava minhas filhas tirando por alguns minutos algo que elas gostavam de fazer, mas por muito pouco tempo.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

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  18. Quando eu era pequena, me lembro quando meus pais me coloxavam defrente pra parede para pensar no meu erro. Eu ja era grandinha unas 5 anos ou mais, e mesmo nessa idade eu so pensava em.sair logo dali. Hj sou mae, e com minha filha repreenso ela no momento do ato, pois sei q ela n tem.idade ainda para saber pensar no erro. Também bao coloco de castigo, pois quanso ela for pea escola pode see que wla so obedeça se for p castigo e com certeza, nao vou gostar que ngm alem de mim e do pai a coloque de castigo. Por tanto seguro ela, e cou explicando com tom de.voz mais serio pra.ela.entender que aquilo n esta certo. Quando ela ne ouve falabdo com essa voz, ela ja faz o biquinho de choro hahahah

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    1. Está certa!
      Método sem função educacional nenhuma.
      Eu fico um pouco triste pois as pessoas entenderam tudo ao contrário.
      Ñ uso esse método.

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  19. aqui em casa esse cantinho funciona muitoooo bem ,prescisa ne

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    1. Olá
      Esse método ñ tem função educacional nenhuma!
      Ñ usei com meu filho de 15 e agora q tengo mais experiência ñ usarei de forma alguma cm o pequeno.

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  20. Eu não sou mãe e não sei como seria em momentos assim, realmente acho difícil.bjss

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  21. Não sou mãe mas tenho uma enteada de 4 aninhos e o cantinho do pensamento funciona com ela as vezes , as vezes não.

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  22. Acho que o cantinho pode funcionar para algumas crianças, não todas, afinal cada uma reage de uma forma.
    Mas scredito que quando são muito pequenas essa estratégia talvez não funcione, ela não vai realmente refletir sobre o que fez, instantes após sentar no cantinho nem vai lembrar o motivo de estar ali. Talvez com as maiores funcione melhor.

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    1. Olá
      Infelizmente ñ funciona, ao contrário do que a maioria pensa.
      Esse método Ñ tem função educacional nenhuma.
      A única coisa que a criança irá associar é o castigo ao ato de pensar.
      Essa associação pode ser bastante danosa.

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