Olá mamães!
A infância é a fase de formação de identidade da criança, ela decide e descobre quem é.
Quando a rotulamos, influenciamos nesse processo ela pode até se confundir. E pior, a confusão é maior quando o rótulo vem da mãe, pois a opinião dela é a que de fato conta para os pequenos.
Como a opinião da mãe é de extrema importância para a criança, tudo que ela vai ouvir a mãe falar, será tomado como verdade. E aí que mora o conflito, pois pode ser que ela não se sinta confortável em relação a isso.
O ideal é que os pais, em especial a mãe, não faça generalizações e aponte diferenças.
Esse tipo de sentença cria um estigma em torno da criança e pode desestimular seu desenvolvimento escolar e pessoal. Isso porque, especialmente na primeira infância, os pequenos ainda estão em processo de construção de caráter e personalidade. Ou seja, eles não sabem quem são e, por isso, irão facilmente se agarrar a qualquer definição oferecida. Afinal, é mais seguro repetir um comportamento, ainda que desagradável, do que viver com insegurança.
Crianças reproduzem os comportamentos atribuídos a elas. Se você disser que “Maria é bagunceira”, as chances de que ela continue se comportando mal aumentam
Cada vez mais tem aumentado a incidência de bullying entre as crianças na escola, enfatizando o reflexo de como a sociedade como um todo vem tratando os seres humanos.
ENTÃO, O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR ESSE VÍCIO QUE TEMOS AO EDUCAR NOSSOS FILHOS?
- Faça comentarios sobre o comportamento, nunca sobre seu filho.
- Descreva o comportamento da criança. Ao invés de dizer: “você é uma menina mau educada”, diga: “não estou escutando o que seu pai diz com você gritando enquanto ele fala comigo”. Tá vendo? A criança assim entende o que você desaprova e não leva nenhum rótulo para si.
- Sempre descreva as consequências das ações que seu filho teve: Ao invés de dizer: “Olha só o que você fez” ou “seu desastrado”, quando uma criança derruba suco de melancia no uniforme escolar, você pode dizer: “agora vou ter que tirar sua camiseta, colocar de molho, pegar uma nova – se tiver passada – pois se não tiver, ainda terei que passar. Chegaremos atrasados”. Dessa forma, com a entonação certa, a criança irá entender que está aborrecida. É muito importante as crianças saberem como suas ações afetam os sentimentos alheios. Aprendem empatia.
" Não me rotule n~~ao sou um produto". Venho de uma mãe rígida e um pai solto. Sei o quanto os rótulos da minha mãe me afetaram e confundiram a minha identidade. Ela não entende o meu trabalho e hoje o rótulo é " ela só fica na frente do computador não faz nada" haha mas hoje eu não me importo tanto com a aprovação dela.
ResponderExcluirEssa fase precisa ser encarada com total cuidado mesmo. Ótimo post para as mamães. Bjs
ResponderExcluirAdorei a dica vou postar em prática com o meu sobrinho.
ResponderExcluirTodo adulto deve ler isto!! Lindo post ♥♥
ResponderExcluirCriar uma criança requer carinho e cuidados, não apenas físicos mas tb emocionais. É preciso delicadeza nas palavras, saber se expressar da melhor maneira, assim como foi apresentado no post.
ResponderExcluirRótulos sempre são complicados e na infância pode causar danos bem maiores.bjsdd
ResponderExcluirVerdade e é muito importante mesmo.Achamos que não interfere,mas pode fazer um mal danado á eles e quando crescerem.Gostei do post.
ResponderExcluirConcordo totalmente, porque mesmo depois que crescem continuam sendo rotulados, ou seja, nós adultos ainda somos rotulados disso ou daquilo, se conseguíssemos não fazer aos nossos filhos, nas crianças em geral, creio que acabaríamos com essa rotulação em massa ... Mudar o hoje para melhorar o futuro ... Bjs (•_•)
ResponderExcluirEnquanto educadora não podia concordar mais com tudo o que escreveste. Há vários erros que se comete com as crianças mesmo que seja inconscientemente e que podem marcá-las para sempre.
ResponderExcluirBjnhs
Ainda não tenho filhos.mas concordo e acho muito válidas as dicas.Com certeza tomarei esses cuidados
ResponderExcluirQue texto verdadeiro. Realmente o poder das palavras de uma mãe ou pai fazem muita diferença na vida dos filhos.
ResponderExcluirEssa fase precisa ser encarada com total cuidado mesmo. Ótimo post para as mamães.
ResponderExcluirÓtima reflexão. Dicas excelentes.
ResponderExcluirAcredito que o foco de tudo deve ser no comportamento e não no mero rótulo ou acusação. E acredito que valha tb para os adultos, mesmo que a transformação/aceitação de um adulto seja mais difícil.
Excelente matéria...realmente não acho legal rotular...elogiar e corrigir quando necessário
ResponderExcluirGostei, muito legal.
Blog ArroJada Mix
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirParabéns pelo tema do post, bem útil e interessante, gostei. Afinal, não devemos rotular ninguém quanto mais uma criança.
Visite o blog 💕
www.talytaxavier.com
Nossa que post interessante, nunca parei para pensar o quanto pode ser prejudicial rotular os filhos, gostei do post.
ResponderExcluiracho que isso nao pode ser feito com ninguem ainda mais com filhos
ResponderExcluirparabens pelo assunto tratado
bj
É exatamente isso que eu penso e converso com minha mãe que apesar de não ser professora formada não deixa de ser uma educadora pois trabalha com crianças na escola bíblica dominical de nossa igreja...ela conta que muitas vezes os pais,avós desaprovam o comportamento das crianças as culpam e depois não sabem conversar para reverter a situação preferem rotular a criança esquecendo que as palavras tem poder...muito bom o tema escolhido e a sabedoria usada para cuidar dos pequenos ótimo post parabéns bjs
ResponderExcluirInfelizmente as vezes os pais não percebem o quanto as palavras são forte e marcam, marcam mais um tapa, pois é algo que a criança acaba carregando consigo por toda a vida :/
ResponderExcluirLINDO POST TODOS OS PAIS DEVERIAM LER ESTE POST ,ACHEI INCRIVEL E SUPER VERDADEIRO .PARABENS PELA MATERIA .
ResponderExcluirhttps://mundodaveeh.wordpress.com/.
Ótimo texto.
ResponderExcluirMuito importante estas observações a respeito de rótulos, às vezes os adultos não se atentam ao que falam para os pequenos.
E muito importante falar sobre rótulos
ResponderExcluirAs palavras ditas als nossos pequenos pode causar muita coisa
Dicas excelentes. Parabéns pela ótima matéria.
ResponderExcluirEu entendo isso, pois já recebi alguns rótulos dos meus pais e me afetaram de uma forma muito negativa. Não quero trazer isso para meus filhos também
ResponderExcluirBeijinhos
http://segredos-sinceros.blogspot.com.br/
ótimas dicas, eu ainda não tenho filhos, mas com certeza elas vão ajudar quem te.
ResponderExcluirAs mães tem um papel muito importante nesse sentido, hoje em dia existe buli infelizmente... eu também já recebi e ainda recebo e sou uma mulher e adulta, mas quando a mãe mostra para seu filho(a) suas qualidades ajuda ele a se conhecer a se valorizar ninguém poderá baixar a auto estima dele. Mas é um trabalho árduo que requer tempo! Belo post
ResponderExcluirEsse assunto é bastante importante para as mamães, as palavras tem poder na vida de uma pessoa, nunca devemos rotular os filhos isso só vai ser prejudicial a elas, bjs.
ResponderExcluirÓtimo post, é uma assunto importante a se tratar. Eu ainda não tenho filhos, mas irei compartilhar com quem tem.
ResponderExcluirMeus pais eram completamente liberais só que faz um tempo em que eles começaram a me prender de mais e se isso me irrita, ficava imaginando como deve ser na cabeça de uma criança, adorei o post e achei ele bem útil e esclarecedor.
ResponderExcluirQue post maravilhoso, muitas vezes na hora daquele momento de raiva falamos coisas para o nossos filhos que para pra pensar realmente esta mega errado
ResponderExcluiradorei
bjs
AMEI SEU POST ESTA CERTISSIMA.
ResponderExcluirhttps://mundodaveeh.wordpress.com/.
é verdade, é muito ruim rotular as crianças, meu cunhado chamava meu sobrinho (filho dele) de cabeção ate o dia em que ele falou pra minha mae que nao gostava
ResponderExcluiré importante nao ficar colocando elas pra baixo
Amei seu post, rótulos dados pelos pais acabam marcando!
ResponderExcluirParabéns pelo o post. Concordo com tudo que você disse nele, está super certa no conteúdo no post.
ResponderExcluirPony Random | Instagram | Twitter | Facebook
Adorei o tema do post ele é bem útil e interessante, acredito que ninguém deve colocar rótulos nas pessoas
ResponderExcluirOlá, adoro essas dicas, vou mostrar para todas as mamães que eu conheço!
ResponderExcluirMuito importante essa sua postagem. Excelentes dicas
ResponderExcluir