Me siga aqui

Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2018

O carinho dos pais na infância molda o cérebro das crianças.

Olá queridas! 
Vc sabia que 
O carinho dos pais molda o cérebro de uma criança?


Sempre tive uma teoria que, Adultos com problemas afetivos ou  de relacionamentos normalmente vem de histórias de traumas, abandono afetivo ou circunstâncias adversas.
Essa minha teoria veio a parti de histórias e relatos de adultosque foram verdadeiros sobreviventes em suas próprias histórias.

Tudo que acontece na infância é refletido na vida adulta.

O afeto familiar determina as reaçoes dos filhos diante de situações rotineiras como stress, conflito e frustrações. 

O cérebro não nasce pronto. 
Além da genética, as experiências vivenciadas nos primeiros três anos de vida são determinantes , até mais do que os genes - para moldar o funcionamento cerebral diante de situações estressantes, desafiadoras e frustrantes.

Quem avisa é a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, uma das principais estudiosas da ?mente das crianças? do País. Segundo ela, dados científicos comprovam que o carinho dos pais, recebido na primeira infância (período entre 0 e 5 anos), é o grande responsável por reações cerebrais - às vezes só manifestadas na vida adulta



O poder do carinho

Sabendo desta influência tão significativa do exemplo no período de aprendizagem, o estímulo dos pais dados à criança durante a primeira infância é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. Não só isso. O comportamento também é moldado nesta fase. Se a mãe faz de qualquer probleminha um problemão, o cérebro da criança aprende a reagir de forma estressada a qualquer situação. Isso significa que o perfil de reação ao estresse na fase adulta é aprendido e traçado na infância. São vários fatores que moldam esta reação cerebral. Pode ser influenciada, negativamente, por violências físicas ou verbais vivenciadas logo nos primeiros anos de vida. Uma mãe que grita demais ou age em descontrole passa a mensagem para o filho de que ele deve agir desta maneira quando não conseguir fazer alguma coisa.

A boa notícia é que o carinho também molda o cérebro. São várias pesquisas científicas que compravam o carinho físico, o toque e o contato como um moldador cerebral que torna a criança mais hábil e com o sistema de proteção orgânico mais forte. Isso acontece por causa da ocitocina, um hormônio altamente influente na formação cerebral, que é produzido durante a amamentação e liberado também no abraço, no beijo, na massagem. A ocitocina é responsável por fazer com que o cérebro produza a capacidade de vínculo e acalma todas as partes cerebrais acionadas em situações estressantes. O que é uma ótima prevenção da ansiedade e outros transtornos de comportamento que, às vezes, só se manifestam na vida adulta. Receber ou não carinho modifica para sempre como o cérebro vai reagir diante do estresse e da frustração. Mas apesar de ser muito mais marcante na infância, o carinho sempre influencia. Nunca é tarde para começar.? 

Fonte: IG
Edição: A.N.
14/03/2013


Já nos segue nas redes sociais?

Clica aqui 👇👇
https://www.instagram.com/p/BlqSmDfgTFt/


Maternidade real e com humor, além de dicas e o dia a dia de um bebê com uma mãe babona!

Até a próxima
Bjs💋💋




11 comentários:

  1. Acho que o tema que vc abordou no post eh tão importante quanto óbvio! Pena que muitos pais ainda não se atiraram para isso!

    ResponderExcluir
  2. Aí gente que lindo! Foi bom você ter trago dados médicos junto com o post, as pessoas esquecem que amor, cuidado, carinho, atenção, tudo isso é tão importante QUANTO alimentação e tal. A Ocitocina nos bebês deve ser incrível né?!

    ResponderExcluir
  3. Dá carinho a criança é essencial para ela ser feliz, não entendo que alguns pais não dê carinho, carinho faz tão bem, excelente o seu post falando desse assunto, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amo tanto minha filha que o carinho que dou é retribuído. Tem apenas 2 aninhos e toda hora me manda beijo! Carinho nunca é demais!

    ResponderExcluir
  5. Dá carinho é essencial seja para as crianças quanto para adultos

    ResponderExcluir
  6. carinho é tudo mesmo pra criação da criança até adulto, amei sua abordagem! bjus

    ResponderExcluir
  7. Tantos pais custumam deixar o carinho de lado mesmo depois das crianças estarem maiorzinhas precisamos desse contato de carinho ativamente com eles.

    ResponderExcluir
  8. Acho que é tão óbvio mas uma pena que muitas pessoas resolvam procriar sem pensar no depois pois eu imagino que tais pessoas não sejam pais de fato.Uma pessoa deve pesar se de fato tem maturidade para criar um filho pois o adulto de hoje depende muito da infância.pois toda terapia começa explorando como foi sua infância.

    ResponderExcluir
  9. Mesmo com o dia a dia corrido eu tento dar atenção ao máximo para a minha filha, sempre fazemos a noite das garotas, assistimos filmes juntinhas e fazemos algumas brincadeiras. Não são todos os pais que pensam nos sentimentos dos filhos, alguns acham que carinho é dar presentes.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente vejo muitos pais, que não entendem a importância de dar carinho aos filhos. Seu texto vai abrir os olhos de muita gente <3.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  11. É triste e já vi muito essa falta de carinho.Por isso tento fazer de tudo pra não faltar carinho para meus filhos

    ResponderExcluir

Desenvolvimento da fala. O que vem depois da primeira palavra.

O lá, tudo bem por ai?  Vamos descobrir o que vem depois da primeira palavra?  Primeiro eu quero saber: Qual foi a primeira palavra...